Lezies visitantes!


Lezies Count

quarta-feira, 25 de março de 2009

Não à violência homofóbica!

Mais uma notinha de utilidade pública by Alice!

Universidade pune aluno por agressão e homofobia em Minas


BELO HORIZONTE - Agressões verbais e físicas por suposta motivação homofóbica levaram a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a punir um aluno do curso de engenharia da instituição. O Conselho Diretor do Programa Permanente da Moradia Universitária se reuniu extraordinariamente na segunda-feira, 23, e decidiu que o agressor - cujo nome não foi divulgado - tem 15 dias para deixar o alojamento estudantil.

Conforme a universidade, a agressão ocorreu na madrugada do dia 14, quando a vítima - um aluno do curso de Artes Visuais, identificado apenas como Fernando - e uma amiga chegavam na Moradia II, no bairro Ouro Preto, região norte de Belo Horizonte.

No boletim de ocorrência da Polícia Militar, o estudante de Artes Visuais conta que quando estava próximo à portaria da moradia foi surpreendido pelo agressor, que o atingiu com chutes pelas costas. Ele disse que a namorada do acusado apoiou o ataque e foi chamado de "bichinha" e "viadinho" enquanto era agredido.

O Grupo Universitário em Defesa da Diversidade Sexual (GUDDS!) classificou o incidente como um "caso explícito de violência homofóbica" e divulgou carta aberta à instituição cobrando punição ao agressor e aos profissionais de uma empresa encarregada da segurança da moradia, "que assistiram e permitiram tamanha agressão".

O aluno agredido se submeteu a exame de corpo de delito, no Instituto Médico Legal (IML). De acordo com a UFMG, ele ficou com hematomas na perna e teve um corte no lábio. A universidade instaurou uma Comissão de Processo Disciplinar analisar se há outras punições aplicáveis para o episódio. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso.



Não é por nada, mas eu sei bem o que é isso. Nunca sofri nenhuma agressão física, mas já sofri agressões psicológicas com insinuações de várias pessoas a respeito da minha orientação antes mesmo de eu me dar conta que era gay.

Você, quando sofre qualquer tipo de agressão, seja ela psicológica, verbal ou física por sua orientação sexual, chega a questionar o sentido de tudo isso, e se acreditar em Deus, questiona até o motivo pelo qual ele te fez assim.

Afirmo isso, pois é assim que me sinto quando coisas do gênero acontecem. E não adianta escrever num blog sobre experiências, sobre a defesa de direitos humanos, sobre um cotidiano, se eu enquanto ser humano não obtenho respeito das pessoas que me rodeiam.

Pelo simples fato de ter consciência que nem todas as pessoas serem "preparadas" para tomarem conhecimento de que a diversidade existe, seja lá qual ela for, ainda escolho aos dedos as pessoas que devem ou não saber que o anel de aço que visto em meu dedo simboliza minha namorada, e não um simples costume de me envaidecer.

Já tenho em mente um post a respeito de quem tomou conhecimento e suas reações, e acredite, não adianta discutir e apontar apenas para os heterosexuais o ato discriminatório, pois isso ocorre entre nós mesmos. Eu mesma acabo de fazer uma. Nos diferenciei dos demais, segregando o ser humano em partes ou comunidades diferentes.

Voltando ao raciocício, caímos na questão do padrão (que eu cheguei até a questionar no post de educação) de esteriótipo.

Se você não está dentro do "padrão" de comportamento, seja em vestuário, modo de agir, de falar, já é tido como diferente e inicia-se um ato discriminatório. Há pessoas com nível de tolerância ínfimo o suficiente para agredir aqueles que dele são diferentes, e enquanto não nos enxergarmos conforme as próprias leis de igualdades que nós criamos, sempre haverão os skinheads, os mauricinhos que se relacionam secretamente com gays e temem ver seu segredo exposto, os que acham que são donos da verdade e que todos são obrigados a seguí-la, e os que por conta dessas e outras retornam aos tempos trogloditas e acham que podem mudar o mundo e as pessoas, e fazê-las aceitar suas idéias na base do tacape.

Deixo aqui meu pensamento revoltoso e prostestante contra todo tipo de discriminação, rotulação e violência contra o ser humano.

xxAlicexx

6 comentários:

Anônimo disse...

"...Sugerindo..."
Dêem uma olhada nessa notícia de hoje (26/03/09),penso que ela seja interessante para ser discutida.
Link> http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/090326/saude/sa__de_sexualidade_3

Abraço!

"Reti...cências"

Anônimo disse...

Link Completo!
http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/090326/saude/sa__de_sexualidade_3

Anônimo disse...

Não consegui copiar o endereço do link todo, mas de qualquer forma é só acessar a página principal do yahoo e logo verão a notícia.

Anônimo disse...

Então querida Reti..cências

Eu tb li essa reportagem na página inicial do yahoo ontem pela manhã, e até pensei em postá-la, referenciá-la ou coisa assim, mas acabou não rolando pelo tanto de tarefas que tive hoje. =/
Mas fica a dica!
Beijo!

xxAlicexx

Anônimo disse...

"ôh cotidiano danado..."
Esse cotidiano nos engole de vez em quando, é verdade,Alice, mas aí vem o fim-de-semana para dar uma relaxada e (quem sabe) atualizar o blog! (as leitoras -leia-se:eu -agradecem rs)
Bom fim-de-semana!
"Reti..."

LEZ GIRLS.... disse...

Então... Verdade!
Quando se tá coma corda no pescoço, o cotdiano tende a ser mais cruel ainda!
Pois bem! Como vou passar o final de semana isolada (exceto amanhã, pois minha alforria foi escrita a lápis), vou atualizar o blog ainda hoje (se a net daqui colaborar também, pois oscila mais que humor de mulher de tpm).
Enquanto isso, aconsleho as notvatas a recorrerem ao arquivo do blog pra conhecer cada uma melhor, ou então tentar descobrir o pq de Shane estar no vale das sombras cybernéticos, pois nunca mais deu as caras!

xxAlicexx