Desejo - Que sentimento é esse profundo?
Muita gente deseja o desejo e nem se percebe. E quando se tem desejo, nunca se esquece. Mas, alguém parou para analisar que ele tem também um preço?
Oras, tudo tem um preço na vitrine ou balcão. E um vendedor com chapéu do Mc avisa o quanto tem de dar (dar?, ops, pagar).
Vou deixar Freud descansando um pouco e vou analisar um pouco o que é Desejo, na visão Bette.
Desejo carnal, espiritual e material... Seja qual for o tipo de desejo, e a dimensão, ele custa sempre algo.
Mas, minha ex-vizinha buxudinha (grávida) dizia: claro que não..,e eu digo: - vomite querida, e me fale depois se não há preço (credo, momento grossa).
Pode ser de momento, ou de uma vida inteira. Se é longo, eu o chamo de sonho, se é curto, pode ser também parafraseado como tentação.
Quem nunca sentiu um desejo pela ex-namorada no encontro no quarto ou no carro, e quando viu, já estava traindo? “não falo a verdade, leitoras?”
Só para aprofundar esse tipo de desejo, essa semana me vi na seguinte situação: eu, bette, dando um certo sermão numa de minhas amigas blognautas. Gente, eu estava julgando um desejo que eu sei que pode ser avassalador e incontrolável... Logo eu...Bem, hum, han... ela estava errada, porém, tadinha, foi desejo.
Mas, voltando ao desejo e suas dimensões, eu na verdade não queria muito falar de um certo desejo momentâneo, mesmo sabendo que a maioria dos desejos tem uma duração que vai do ato de querer ao esquecimento no ato da entrega.
Viram o que disse? Falei algo que me condena nessa última citação: “esquecimento no ato da entrega..”, como se fossemos usar e...
Sim, é isso mesmo que você pensou. Estou falando o que já aconteceu comigo, e certamente com vocês. Depois que conseguimos aquele desejo, vamos perdendo o gosto, em alguns casos, sem perceber, e acabamos por jogar fora no lixo (by Sandra de Sá..rs).
Eu às vezes sou adepta dos desejos contidos e impossíveis, que nunca se realizaram e consomem algumas pessoas noite e dia, mas dão uma capacidade invejável de lutar por ele. É aquele desejo de ganhar a corrida que o atleta usa uma força “estranha”, como diz o Caetano.
Enfim, também não é esse desejo que estou falando.
Hoje eu quero falar um pouco profundo. Eu falo de um desejo de alcançar a lua. Mas, vocês podem fazer analogia com o desejo chamado “curso na faculdade”, “primeiro carro”, “título olímpico”..ou, namorar aquela garota que te deu fora a meses.
Eu só me lembrei disso, por que estou profundamente triste e aqui sentada na varanda, olhando o sol trocando-se com a lua, e achei que devo chamar esse desejo de ALCANÇAR A LUA, por ser tão alto e encantador.
Estou num dia pra baixo, e como os poetas dizem: a dor transforma-se em versos... E, eu, que
não sou poeta nem revolucionária, não vou poetizar nem queimar bandeiras, vou somente analisar os desejos, e vejo a constante resposta; eles merecem um preço, as vezes, absurdamente caro.
Meu desejo de alcançar a lua, não é coisa que pode se comprar numa loja por um valor real. Seja em que valor for, o preço material não paga o investimento pessoal e sentimental que eu ouso.
Falo de perder amores, pessoas e momentos. Ir a lua minhas caras, consome não só o tempo que você gasta na trajetória e a construção do foguete, mas também no tempo em que perde em contato com as pessoas que ali ficaram. Sou astronauta de um desejo de chegar à lua, e vejo que quando retornar, o tempo descoloriu os cabelos de muita gente, fez ficar branco não só os fios, como a memória e a continuidade do sopro de vida e esperança de muita gente.
Você decidiu trabalhar numa outra cidade, tem de viver longe da sua namorada, vai estudar fora, trocou de escola, foi jogar noutro time, aceita um novo emprego, compra um carro e deixa de ter contato com a terra, cresce tanto que não pode andar sem ser observado...
Um sonho ou desejo não é coisa barata. Envolve, como diz um aluninho meu: uma pepita de ouro ou pita de massa.
A lua é bem maior que eu pensei, quando estou próxima dela, alojada nesse teto em que me encontro de uma certa casa de vidro, me assusto, e nunca perco o interesse por ela, e caso eu, ou você perca o interesse por sua lua, certamente vai querer ir a Plutão ou Netuno. E o sonho-desejo sempre te levará a mais um preço, advinhem?
- Caro. Carésimo...carrerrézimo..
Hoje chorei como se não soubesse fazer o momento do “não-choro”. Não consegui trabalhar nem falar audívelmente com as pessoas que ligaram desesperadas com a minha irresponsabilidade profissional.
O preço do desejo é muito grande, e eu só consigo rever isso na hora exata em que cobram quase tudo num único momento. A minha casa de vidro quase caiu hoje, a lua é muito pesada.
Em resumo aos desejos, saibam segurar os estilhaços, blindar-se, ou voltar de cabeça erguida para a terra abraçando tudo e todos que você deixou.
Afinal, você vai concordar comigo, o preço do desejo é alto demais:
- Quase perdeu a noiva (né, N?),
- Bette, você viu Tina com uma namorada que não era você e na hora que ela atendeu o telefone na sua frente, dizendo a essa garota: amor? Que gutigute Betinha, quem mandou ir embora (corroendo por dentro).
- Viu que foi ficando só;
- O mundo inteiro mudando e você ainda preso a um momento lua, ou um pedaço de desejo.
- A globo te chamou e você não estava lá por conta de seu Sonho/desejo.
Agora é hora de desistir ou pegar a lua com as mãos e correr o risco de não suportar seu peso e sua energia.
Bette.
Num momento terra.