Lezies visitantes!


Lezies Count

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Pintem as suas mulheres e as tire do quadro...

Já falamos de traição, de política, de ciúmes, das mulheres loucas, e agora... Vamos elevar nosso lado cultura e falar de ARTE. Gritar pela arte e exaltá-la. Vou falar pelas mulheres presas nos quadros, e pedir que vocês tirem as suas e ame-as enquanto fazem parte da realidade.

Vamos falar de pintura, das belas mulheres que deixam esconder o que há dentro de si.

Mas antes, vamos apagar tudo que vimos de pintura estampada com a mulher do passado, do discurso androcêntrico - puramente do ponto de vista masculino, onde a visão que nos oferece de gênero feminino nega o caráter de sujeito pensante, e só destaca a representação do objeto, ora em corpos nus ora em caras opacas sem brio...

Não sou a Bette da ficção que ensina arte, mas vou também falar de arte porque aprendi um pouco com ela, na visão que tenho da foto da minha ex-namorada, e os quadros que vi na exposição do meu imaginário histórico.

Começo com a Vênus do espelho, pintada por Diedo Velászquez, o corpo feminino é exaltado, e sua face escondida. Sua identidade não se revela, nunca saberemos se aquela mulher comum chamada de Vênus estava triste ou feliz. Se havia desejo ou renúncia... Não..não..não... Deixem mostram o sorriso de suas mulheres!

A Susana no Banho, por Tintoretto. Desse artista que transformou o nu inebriado de jóias, como se o sexo e o ouro fossem as duas únicas recompensas iguais por ter uma mulher.
Não..Não...não... Não a vejamos como Susana nossas mulheres!

E como falar dos quadros surrealistas e não pensar na violação do pintor René Magritte, com as bonecas de Hans Belner, que as formas “desformes” pitam os desejos masculinos, tratando-nos como objetos de desejo.

Quando elas não estão nuas, estão sentadas ao lado da sociedade, com faces tristes e inodoras.

E, claro, que não podia deixar de citar o mais clássico retrado do Renascimento pintado pelo “Da Vinci”, que fez uma Mona Lisa encomendada pelo seu marido. O seu sorriso quase inexistente e a posição de seu corpo como sinal de moderação dos seus sentimentos. O que será que aquela mulher queria dizer? O que a mulher de Cornélio Anslo pintado por Rembrantt estava pensando? O que a minha “ex” esta querendo dizer-me nessa foto que tanto olho dentro desse quadro cheio de mofo?

A arte não pode apenas oferecer um espelho/modelo, mostrando as mulheres submissas e silenciosas, débeis e passivas.

Ofélia, não fique passiva! Saia desse quadro e manifeste-se ao mundo. Tens muito mais beleza do que essa ridícula pureza mental e física que demonstras. Essa imputável passividade. Bette, saia desse quadro!

Não..não posso! Acho que ainda quero ficar congelada ao lado de Tina e não esquecer desse sorriso já morto que tiramos nessa pintura feita por máquina e flash naquela nossa semana em Belém.

A história da arte ainda castra a mulher de tantas outras expressões. E fica apenas o binômio de mulher-mãe pertencente a um homem, ou o corpo erótico...

Vamos..vambora..Voltemos a realidade, e deixa eu tentar ensinar aquelas que como eu perderam o tempo de pintar suas mulheres e tentar tirá-las do quadro:

- Ninguém conhece o íntimo e privado das mulheres. Escute-as!

- As nossas mulheres que foram pintadas em nossa imagem, ou fotografadas por pincéis sociais, tintas sem cores ou luzes de máquinas que as deixam sem sorriso, precisam rir conosco até chorar!

- Lembre-se: Como é linda a pele e forma sutil de uma mulher...

Porque não me despedi pintando outra imagem de mulher, desvendando-a com a mão ou outro objeto mais pessoal; nariz, seios, boca...A ter que preferir ser tocada e dormir num sono que nunca acordei.

Vamos olhar nossas verdadeiras obras de arte que estão em nossos quadros de recordação, as antigas e atuais mulheres e colocá-las em cima de uma cama, sentadas numa mesa de bar ou dentro de uma banheira e admirar sua voz, seu toque, seu olhar.

Hoje vou jogar fora sua foto... Não agüento mais esse olhar apaixonado e real apenas num passado que não volta.

Joguemos essas obras pictóricas do século passado que povoa em nossa cabeça, mande as mulheres acordarem e saírem desses quadros, falar no seu íntimo, mostrar suas faces e cobrir seus corpos nus quando assim desejarem. Vamos despir nosso sentimentos, se é vaidade, luxúria, reclusão, ócio, não importa, ousem.

Amem mais vossas mulheres para que elas não virem somente retratos e pinturas apagadas que a qualquer momento podem ir ao lixo.

Tire-as do quadro e chame-as para jantar...

Eu, Bette..

4 comentários:

LEZ GIRLS.... disse...

Olá Vanessa e Girls. Sobre a pergunta do post anterior, "o que aconteu com a Tina", acho que nesse post explico, vai para o lixo junto com os sentimentos. O lugar aqui dentro sempre será dela, mas prefiro seguir minha jornada.

M, eu a cada dia me acho mais confusa, mas até o dia que tiver vontade de colocar isso para fora, terei esse espaço. Já sabe, se eu sumi fique feliz, pois eu enfim encontrei meu equilíbrio...kkk.

Bjus a todas e as finadas Shane e Alice..hehe.

LEZ GIRLS.... disse...

Se eu conseguisse sorrir hj seria bom kerida Bette,mas a Shane tah mais deprê q tdas as mulheres pintadas por pincéis masculinos,se mulheres pintassem mulheres e permanecessem pintando eu seria feliz.
Será q tdas somos infelizes no amor?Ou felizes por um dia?Ou a felicidade ñ existe?Ou nós,profissionalmente somos tão boas q não dxamos brexa para o amor?
Sei lá,meo! Sei q amanhã é outro dia e eu devo estar melhor!
Ah!Tô adorando os comentários da M!
bj

Anônimo disse...

eu? a garota do sorriso de monalisa...
o q tem atras do meu sorriso? não se sabe.. não se viu...

vamos jogar?
huashusauhsuha


piadinha do dia.... soh p avacalhar

Num lugar onde só existiam pizzas, as de aliche foram expulsas pelas de ervilha.
Qual o nome do filme?

Aliche no país das más ervilhas

em homenagem a Alice.. pq shane e bette sao dificeis de ler em piadinhas.
asuhsahuuhsa

boa noite meninas!

Bette, tina boa eh tina no lixo. chega!

faz um post das "mulheres q jogamos no lixo"


Shane... depre? ahhh nao.... daki a poko o blog chama "fala q eu te escuto" adooorrro esse programa de madrugada...

cansei de escrever..

cortei meu cabelo hj ... virei moderna huasuhsahusahu

beijos.

LEZ GIRLS.... disse...

vc eh uma boa menina,M!!Seria bom emso um "fala que eu te escuto"rs..Mas tdo já passou,já me refiz,joguei uma mulher no lixo e agarrei outra pelos cabelos...rsrsrs...Depois conto à vcs.Acho q esse lance do "nosso e-mail" seria uma boa msmo.Contaríamos tdo uma pra outra,nem nos conhecemos msmo.A Shane quase não falou pessoalmente com a Bette,temos um acordo qnto a isso.Falamos oq keremos uma pra outra,tdo,tda putaria,pq não nos veremos nunk!!!kkkk
Então M, ker entrar nessa tbm?